
Em 26 de Abril de 2006 o Conselho da Europa estabeleceu esta data para ser um dia de conscientização sobre a coleta, tratamento e proteção dos dados. A data é em referência a Convenção 108 de 28 de janeiro de 1981, onde foi assinado o primeiro instrumento transnacional a tratar proteção de dados e especificar boas práticas no tratamento automatizado de dados.
Em setembro de 2020 o Brasil passou a fazer parte dos países que contam com uma legislação específica para proteção de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, possui importância internacional e pode impactar diretamente nas negociações comerciais realizadas com outros países, uma vez que o mundo já reconhece a importância da proteção dos dados e da privacidade.
A Lei Geral de Proteção de Dados traz um desafio para as empresas: Como implementar medidas técnicas, organizacionais e de segurança para gerenciar e proteger as informações coletas em meios físicos e digitais. Mas em contra partida, a LGPD também pode ser vista como uma oportunidade de criar uma reputação baseada em fornecer transparência no uso dos dados.
Adequar-se à LGPD implica em uma mudança de cultura, “menos é mais”, transparência é a palavra chave que deve ser praticada. É um trabalho multidisciplinar que envolve governança de privacidade, gestão de riscos, segurança da informação, gestão de projetos, governança corporativa, governança de processos e diversas outras áreas da empresa.
Com a Legislação em vigor, é importante que as empresas já estejam se mobilizando para a implementação. Dessa forma, desenvolvemos um quiz para testar a o nível de adequação a proteção de dados.
#PrivacyIsNotDead