VisionSet

CRIE UMA ESTRATÉGIA PARA RESPOSTA À INCIDENTES

Um ciberataque pode vir a causar inúmeros malefícios para o seu negócio, em especial porque qualquer ação que os criminosos fizerem afetará diretamente os seus resultados, seu nome como empresa e também, a confiança do consumidor em relação à sua organização.

Por este motivo, como medida de prevenção, é indispensável que se crie uma estratégia para responder aos incidentes e dessa maneira, saná-los o mais depressa possível. Quer saber mais? A VisionSet te ajuda a compreender essa temática.

As consequências de um ciberataque para a empresa

Geralmente, os ataques cibernéticos trazem prejuízos às empresas de forma financeira, como o roubo de informações corporativas, ameaças, extorsão, interrupção de negociações e claro, os danos causados ao sistema – que também cobram seu preço na hora da manutenção.

Além disso, a reputação corporativa também está em jogo. Afinal, a confiança é o elemento base para se manter uma boa relação com o cliente. E se o consumidor percebe que a organização é constantemente vítima de ataques cibernéticos, ele não vai querer estar atrelado a algo instável.

Logo, é dessa maneira que se perdem vendas e clientes, o que reduzirá seus lucros e, em alguns casos, pode levar o empreendimento à falência. Inclusive, esse efeito ocasiona, até mesmo, problemas em seu relacionamento com os fornecedores ou possíveis parceiros e investidores – visto que, da mesma forma que acontece com seus consumidores, eles também não estarão interessados em fazer negócios com uma empresa que não provê a segurança de seus dados.

Forme um time para responder aos incidentes

Uma equipe de segurança é quem vai enfrentar todos os obstáculos para consertar os problemas causados por um ciberataque e se ela não estiver bem preparada, os danos podem ser ainda maiores.

Dessa forma, é indispensável contar com as pessoas certas, que sejam responsáveis, se mantenham calmas, possuam boas habilidades e detenham o conhecimento necessário para lidar com tais situações.

Assim, se possível, escolha um líder para a equipe e, caso seja necessário, até mesmo dois. Dessa maneira, eles podem fazer o contato direto com a gerência e mantê-la informada sobre as medidas que estão sendo tomadas – e também sobre as atualizações de recuperação.

Além disso, esses líderes serão responsáveis pelas decisões importantes, que precisarão ser tomadas rapidamente e que serão acatadas pela equipe, em prol de solucionar a questão e mitigar o ataque de forma rápida e eficaz.

Contenha o problema

Após montar sua equipe e detectar a invasão, é necessário contê-la e isso envolve inúmeras ações, uma vez que o sucesso do time depende de como a resposta aos incidentes vai acontecer.

Por isso, é necessário que exista uma balança entre a disponibilidade da atividade operacional e os critérios de segurança eficientes, observando que, em muitos casos, podem acontecer abordagens críticas que afetam o negócio diretamente.

Logo, a abordagem correta precisa considerar a segurança sendo aplicada por camadas, desde onde a cadeia se inicia até o perímetro. E, diante deste cenário, a Visionset pode te ajudar a construir uma boa estratégia, garantindo controles e respostas proporcionais às ameaças, de forma dinâmica e ágil.

Em seguida, será necessário ter sinergia com os outros times e esse passo é importante para que seja possível alcançar os melhores resultados de segurança e eficiência, inclusive quando se aplica o conceito de privilégio mínimo.

Aliás, é fundamental frisar que o processo mais aderente é aquele que menos intervém na atividade principal da operação e é justamente por isso que a sinergia se faz tão necessária, visto que ela torna essas soluções mais transparentes – o que é indispensável para muitas empresas.

Diante disso, uma vez que exista este pensamento como cerne e que possamos trabalhar a quatro mãos, nós conseguimos apoiar seu time a realizar uma maior adoção das práticas de segurança, bem como da maturidade nos testes funcionais de aplicações novas, da capacidade de análise e granularidade das respostas aos incidentes, e tudo mais que é necessário para se obter uma prática condizente com a realidade operacional do seu negócio.

Sendo assim, DevSecOps é a palavra chave para evitar qualquer tipo de consequência vindo de um ataque, como perdas financeiras e reputacionais. Pratique conosco estas estratégias de segurança vencedoras e lembre-se: é fundamental manter-se constantemente atento a novas ameaças, elaborando maneiras de mitigá-las com o menor impacto na sua corporação.

Conte com a gente!

Uma estratégia de resposta a incidentes permite que o seu negócio esteja à frente dos ataques e, por este motivo, é indispensável colocá-la em prática, além de contar com colaboradores que formem uma equipe dedicada e interessada em criar novas soluções.

Para isso, você pode contar com a VisionSet, especialista no assunto e referência no mercado da cibersegurança brasileira. Acesse nosso site para saber mais e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *