VisionSet

Entenda o que é o Phishing e proteja-se

Um ataque criminoso em que o indivíduo é enganado para revelar informações pessoais, como senhas, números de cartões, CPF e outros dados sigilosos. Conheça o Phishing e saiba como os hackers induzem a vítima ao clique e, principalmente, ao fornecimento de seus dados sigilosos.

O que é um ataque de Phishing?

O Phishing é um tipo de ataque utilizado para roubar dados dos usuários, incluindo credenciais de login, números de cartão de crédito e outras informações pessoais e sigilosas.

Assim, esse tipo de crime acontece quando um invasor, disfarçado de entidade confiável, engana a vítima para abrir um e-mail, mensagem instantânea ou de texto. Dessa forma, o destinatário é induzido a clicar em um link malicioso, o que pode levar à instalação de malware, ao congelamento do sistema como parte de um ataque de ransomware ou à revelação de informações confidenciais.

Com isso, os resultados podem ser devastadores, incluindo compras não autorizadas, roubo de fundos ou vazamento de informações. Ademais, o Phishing também é usado para ganhar posição nas redes corporativas ou governamentais, fazendo com que as empresas tenham graves perdas financeiras e percam, até mesmo, sua reputação.

Os tipos mais comuns

Dentre os tipos mais comuns de Phishing é possível citar os falsos e-mails ou mensagens, que são os mais frequentes e envolvem inúmeras pessoas no golpe. Aqui, os hackers se passam por empresas ou bancos reais e, geralmente, pedem por atualizações de dados cadastrais, levando o sujeito a fornecer as informações.

Além disso, armazenamentos em nuvem, como o Dropbox e o Google Docs, também costumam ser alvos. Neste caso, os criminosos aproveitam das plataformas para roubarem arquivos pessoais, como fotos, documentos e outras informações que sejam consideradas interessantes.

Ademais, outras formas de abordagem à vítima podem ser feitas através do telefone (já caindo em desuso) ou atacando o servidor DNS, especialmente de empresas.

Por isso, o cuidado não está apenas em não clicar nos links recebidos por fontes duvidosas, mas também em todo um sistema que envolve a navegação, o download de softwares e outros fatores.

Alguns casos de ataques Phishing ao ambiente corporativo

Não são apenas as pessoas anônimas e microempresas que são alvos de ataques de Phishing. Muitos funcionários de grandes organizações são tidos como uma ponte para um crime ainda maior, sendo as primeiras vítimas para um roubo extremamente arquitetado.

Dessa forma, inúmeras empresas de renome e até mesmo organizações governamentais podem passar pelo problema. Foi o caso do Partido Democrata, nos Estados Unidos, que sofreu um ataque durante as eleições de 2016. A ação levou ao vazamento de e-mails e informações sobre a campanha de Hillary Clinton, o que influenciou no resultado da disputa e na vitória de Trump.

Em 2014, funcionários da Sony Pictures receberam um falso e-mail da Apple e forneceram seus dados. A partir dali a empresa sofreu um ciberataque que ocasionou no roubo de acordos comerciais, documentos financeiros e outras informações. Após uma investigação rigorosa, o FBI descobriu que a ação havia sido realizada pelo Governo da Coréia do Norte em resposta ao filme “A Entrevista”, que causou polêmicas na época.

Como evitar o Phishing

A proteção contra os ataques de phishing exige que as empresas e usuários tomem medidas preventivas e cautelosas. Para os indivíduos, a vigilância é fundamental, visto que uma mensagem falsificada geralmente contém erros sutis que expõem sua verdadeira identidade, sejam eles ortográficos ou alterações nos nomes de domínio, como a URL.

Para as organizações, várias etapas podem ser tomadas para mitigar esse tipo de crime e uma delas é contar com o apoio de uma empresa que seja especialista no assunto e possa elaborar estratégias para proteger sua máquina e seus dados.

É o caso da VisionSet. Somos responsáveis pelo gerenciamento de segurança da informação e vamos garantir que os ataques de Phishing sejam mitigados da sua rotina online. Saiba mais ao entrar em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *