VisionSet

Entenda os impactos da LGPD para as equipes de marketing

Há tempos o marketing tem utilizado as informações particulares dos consumidores como base para suas campanhas. No entanto, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, essa matéria-prima pode entrar em escassez e provocar uma verdadeira revolução no setor.

Isso porque, como se pode supor, a nova legislação terá impactos grandiosos no que diz respeito à utilização desses arquivos, o que acarretará em uma série de transformações nas ações empresariais, especialmente no que diz respeito ao inboung marketing e ao marketing de conteúdo – ambos dependentes da obtenção de dados para a captação de leads.

Afinal, com a nova Lei será necessário que o titular permita a captação de suas informações pessoais e receba esclarecimento a respeito da sua utilização, podendo removê-las do cadastro caso não se sinta à vontade com a proposta. Isso dificultará a angariação desses dados, fazendo com que as agências precisem modificar suas estratégias para captar e, acima de tudo, que sejam cautelosas com as sanções relacionadas à infração dessa regra.

Tendo isso como base, é fundamental que as empresas comecem a revisar alguns pontos das campanhas, entendendo, inclusive, que essa transformação pode ser extremamente benéfica – visto que a reinvenção e sua subsequente criatividade são um dos motores do universo comunicacional.

Para isso, a fim de atingir um determinado público ou segmentar suas ações, as agências e departamentos de marketing precisarão trabalhar com transparência e conquistar o consentimento do público tal qual tem se empenhado para angariar novos consumidores desde que a publicidade surgiu.

Ademais, ao consultar diretamente o cliente, ao invés de encontrar seus dados através da comercialização de informações, se torna muito mais simples e objetivo descobrir qual o verdadeiro interesse desse público. Além disso, essa é uma oportunidade para mostrar que a organização é integra, que ela está ao lado do consumidor e que cuida de seus interesses – no que só reforça a relação entre público e marca, enaltecendo sua imagem empresarial.

Por fim, é possível compreender que o surgimento da nova legislação representa (e demanda) para o marketing um posicionamento mais estratégico do que nunca. Ainda assim, este desafio tende a ser muito mais benéfico e revigorante para as empreitadas publicitárias do que o habitual cotidiano ao qual muitos profissionais estão acostumados.

Se você trabalha nesse segmento e quer encontrar uma forma segura de captar as informações e protegê-las, não deixe de entrar em contato com a VisionSet. Somos especialistas em cibersegurança e podemos te ajudar a passar por este processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *