VisionSet

Leakware: O pesadelo das organizações governamentais

Os cibercriminosos estão sempre procurando novas maneiras de invadir redes e roubar dados. Em consequência destas ações, os riscos de segurança evoluíram continuamente, ofertando ameaças cada vez mais evoluídas e resistentes para as vítimas, como é o caso do Leakware.

Pensando nisso, as organizações passaram a entender a necessidade de protegerem a si mesmas, além de estarem atentas a novos desenvolvimentos na área, especialmente os que são capazes de garantir que seus dados estarão a salvos e que nenhuma invasão acontecerá.

Mas, afinal, por que tantas empresas, especialmente as governamentais, começaram a se atentar para esse problema? E por que o Leakware se tornou um dos principais temores a serem rastreados? Entenda agora e sane já as suas dúvidas.

O que é o Leakware?

O Leakware é um tipo específico de ataque no qual os cibercriminosos usam um software malicioso para acessar os dados confidenciais de uma empresa. Dessa forma, depois das informações serem roubadas, os indivíduos ameaçam publicá-las online, a menos que a vítima pague um resgate específico.

Muito similar com o Ransomware, seu alvo principal são as organizações do setor público e governamental, em especial porque este setor lida com os dados confidenciais dos cidadãos, o que aumenta a probabilidade dessas pessoas serem vítimas de fraude ou roubo de identidade, caso o vazamento venha a acontecer.

O problema, inclusive, não é um caso isolado ou abstrato. Em 2019, a rede de computadores da cidade de Joanesburgo sofreu com o Leakware, sendo vitimada pelo grupo de hackers conhecido como “Shadow Kill Hackers”.

Na época, os cibercriminosos exigiram o pagamento em quatro bitcoins, o que equivalia a uma quantia que, convertida, chegava a mais de R$ 130.000,00. No entanto, mesmo correndo o risco de ter todas as informações divulgadas a público, a cidade se recusou a pagar pelo resgate.

O que está por vir?

O caso Joanesburgo foi apenas o segundo ataque de vazamento Leakwake já registrado mundialmente. No entanto, os especialistas preveem que mais hackers tentarão empregar esse tipo de delito em um futuro bem próximo.

O problema é que, como esta ameaça é relativamente nova e diferente de tudo que já se viu, muitas organizações do setor público e até privadas podem enfrentar um ataque de vazamento de forma completamente despreparada – o que, inevitavelmente, trará consequências desastrosas.

Afinal, se a sua organização for vítima de vazamento, você será obrigado a pagar o resgate ou permitir que os hackers liberem seus dados e informações confidenciais. Caso contrário, mesmo que opte por pagar o valor extorquido, os criminosos ainda poderão voltar atrás e exigir mais dinheiro. Ou seja, não há solução.

Para piorar, os métodos tradicionais usados para atenuar os riscos do Ransomware, como manter cópias de backup de todos os dados confidenciais, não funcionarão nesses casos. Por esse motivo, medidas preventivas são altamente recomendadas e nós podemos te ajudar nesse processo.

A VisionSet é uma empresa estabelecida e confiável que presta serviços a inúmeras empresas e organizações. Se você estiver preocupado com a ameaça de vazamento ou outros ataques cibernéticos, podemos auxiliá-lo a manter sua rede o mais segura possível.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *