VisionSet

O QUE ACONTECE QUANDO AS CREDENCIAIS DE LOGINS SÃO ROUBADAS DE UMA EMPRESA?

Os cibercriminosos roubam credenciais usando uma ampla variedade de técnicas, táticas e procedimentos. Isso porque os dados comprometidos têm uma infinidade de usos e, de fato, basta que um deles seja roubado para que os invasores tenham acesso à infraestrutura da empresa, às suas informações sigilosas e, naturalmente, consigam causar estragos em grandes proporções.

Mas, afinal, por que essas credenciais são roubadas e o que acontece com essas instituições, uma vez que este crime é praticado? Entenda e proteja-se imediatamente.

Roubo de credenciais

No campo da tecnologia da informação, credenciais se referem a dados ou ferramentas de autenticação necessários para verificar a identidade de um usuário e conceder acesso a um ID de sistema ou rede.

Tendo isso em vista, uma vez que ela seja comprometida, os criminosos invadem os sistemas com uma única meta em mente: obtenção de dinheiro. No entanto, antes disso, esses indivíduos ainda cometem fraude, roubo de identidade, chantagem com informações confidenciais, entre outros delitos.

Assim, com o intuito de evitar essa série de eventos criminais, é preciso que, logo que o problema se instale, essa falha seja detectada rapidamente, possibilitando que as equipes de segurança possam corrigi-la antes que seja tarde demais. 

O mercado de roubo de credenciais

Os cibercriminosos conseguem roubar as credenciais para ingressar em ambientes corporativos e, a partir disso, vendem essa informação em lugares escusos da Internet, como a Deep Web.

Levando isso em consideração, é possível observar que há todo um mercado com uma cadeia completa de entrega para diversas causas ilegais. Existem, inclusive, consórcios de atacantes que se juntam para tornar essas ações bem-sucedidas e, no caso da tecnologia da informação, as credenciais, brechas e ferramentas de ataque se tornam os principais fatores.

Justamente por isso, diversos fabricantes contemplam soluções que buscam na Deep Web sobre os dados do cliente contratante. Esse passo é necessário porque as companhias investem em soluções de segurança, mas não em processos e filosofias de proteção.

Dessa forma, no fim das contas, várias empresas têm o que há de melhor em tecnologia, mas não possuem segurança, propriamente dita. Por essa razão, muitas são pegas completamente de surpresa com as ações dos cibercriminosos e se veem desesperadas diante de tais adversidades.

Pensando nisso, em nossa oferta de serviços de segurança, realizamos assessments e testes ativos por todo o ciclo de vida de proteção, com o intuito de garantir que o ambiente está protegido contra novas ameaças e cenários de ataque.

Além disso, promovemos também ações para adoção de práticas de segurança para diversos perfis, indo do usuário final ao C-level, considerando sua área de atuação e outros pormenores importantes para o empreendimento.

Também apresentamos alternativas para que o trabalho seguro seja tão eficiente quanto a forma atual de condução dos recursos corporativos. Afinal, sem essa filosofia, sempre teremos elos fracos na cadeia de segurança.

Seguindo nessa tríade, nosso serviço foca em três dimensões Macro, sendo elas:

  • Processo
  • Soluções
  • Adoção de segurança

Pensar neste conceito é fundamental, visto que diversos são os exemplos de grandes corporações que investem em segurança, mas não são homogêneas com a sua estratégia e acabam por acreditar quase que totalmente no Branding – o que faz com que acabem por não amadurecer seus processos, os produzam de forma pouco aderente ou, na pior das hipóteses, falhos.

Um exemplo recente e crucial

Em 2018, a rede de hotéis Marriott sofreu uma tentativa de roubo devido a uma falha na segurança. Nela, centenas de clientes tiveram suas informações roubadas e isso gerou uma grande multa à empresa, além de um imenso dano à reputação da rede.

No começo desse ano, o Marriott sofreu um novo ataque, tendo duas credenciais de login roubadas. Elas foram usadas para acessar informações de contas de fidelidade, dados pessoais e contatos de 5,2 milhões de hóspedes.

Quando percebeu o roubo, a organização logo desativou as credenciais que foram comprometidas, tomou todas as medidas legais cabíveis e implementou um monitoramento mais aprimorado, porém o estrago já estava feito.

A primeira experiência serviu para destacar toda a vulnerabilidade do sistema de segurança, mostrando a necessidade de investimento na área. E a segunda apontou que não basta investir em soluções, mas que tudo depende de um trabalho contínuo nessas ferramentas.

Infelizmente, as ações aconteceram tardiamente. Contudo, isso veio para respaldar que investir em ferramentas para detecção é fundamental, mas que este não deve ser um investimento isolado. Deve-se considerar que os atacantes são incansáveis nas tentativas e, por isso, é importante ter uma proteção reforçada.

A Visionset defende um modelo de serviços onde suas soluções trabalham harmoniosamente com o objetivo de alcançar a maturidade de segurança. Tudo isso seguindo uma premissa sucinta de rastreio, entendimento e prontidão da informação, tornando possível prevenir ou evitar ataques em andamento. Ademais, utilizamos um processo bem definido e contamos com especialistas no segmento, o que nos ajuda a auxiliar nossos clientes a alcançarem esse objetivo.

Não seja mais um

As credenciais são extremamente importantes quando se trata da segurança da infraestrutura de rede de uma empresa. Por isso, proteger seus funcionários e clientes, garantindo seus ativos, é fundamental. 

A VisionSet fornece as melhores soluções para a segurança do seu negócio e oferece diversas formas para que os nossos clientes possam impedir as violações do ambiente e a proteção dos seus dados em diferentes aspectos. 

Entre em contato conosco para apresentarmos casos reais onde foram utilizados cenários de ataque, considerando várias abordagens e como nosso processo foi determinante para esses fossem mitigados. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *