VisionSet

SAIBA COMO PROTEGER-SE DURANTE O HOME OFFICE

A chegada do COVID-19 tem causando grandes impactos no universo corporativo e no dia a dia de seus colaboradores. Isso porque, com o objetivo de minimizar a curva de contágio do coronavírus, as empresas vêm tomando diversas medidas de controle e prevenção. Uma delas, inclusive, é o Home Office, uma prática nova que tem a missão de liberar acesso dos servidores aos funcionários, o que torna muitas organizações mais suscetíveis a ataques, uma vez que algumas medidas de segurança não costumam ser adotadas quando a equipe atua de casa. E, acredite, esses eventos globais transformam a todos, de um modo geral, em alvos atraentes para os cibercriminosos. Afinal, seja através de e-mails de phishing ou novos golpes direcionados, as ações destes indivíduos destinam-se a tirar proveito das pessoas que estão compreensivelmente preocupadas com sua saúde e segurança – especialmente durante esse período desafiador para as organizações e seus colaboradores. A tensão, no entanto, encontra-se no fato desta situação ainda estar em desenvolvimento, o que demanda que todos permaneçam constantemente atentos às táticas de intimidação ou às formas que esses criminosos tendem a atrair ou encorajar as pessoas a abrirem e-mails maliciosos. Por isso, fique atento. Especialmente porque, ao fazer esses cliques, você pode estar comprometendo potencialmente a segurança de sua rede com malwares que podem roubar seu histórico de navegação, usuários, senhas e muitas outras informações pessoais, o que seria catastrófico. Mas, afinal, o que mais pode ser feito para manter a proteção? Pensando nos fatores acima e entendendo as limitações que os colaboradores podem ter durante a dinâmica de trabalho em casa, a VisionSet estabeleceu algumas estratégias que, mesmo que simples, podem auxiliar até os mais leigos a intensificarem sua proteção durante o trabalho remoto. Seriam elas:
  1. Muitos computadores domésticos não possuem proteção adequada e os usuários assumem que apenas o software está garantindo sua segurança, mas isso não é verdade. Instale firewalls, softwares anti-malware e antivírus AGORA.
 
  1. Não ignore as atualizações de segurança. O objetivo delas é garantir uma proteção contínua para os usuários e reagir rapidamente aos problemas que possam surgir. Sendo assim, atente-se!
 
  1. Descubra se a sua empresa possui uma Política de Trabalho Remoto e siga essas regras. Elas podem fazer a diferença neste período de crise.
 
  1. Reduza o potencial de ataque removendo todos os aplicativos e programas que não forem necessários. Inclusive, não faça o download sem certificar-se da credibilidade dos mesmos.
 
  1. Proteja sua própria rede configurando uma para os outros moradores e uma para a que você usa no trabalho. Inclusive, jamais se conecte a um Wi-Fi público. Se precisar, use uma rede virtual privada (VPN).
 
  1. Defina permissões de usuário em todos os dispositivos, dando acesso apenas àqueles que precisam estar vinculados à rede.
 
  1. Altere todas as senhas padrões em dispositivos e aplicativos que se conectam à rede. Crie combinações com, pelo menos, 8 caracteres e que contenha letras, números e símbolos. Não as anote em lembretes e nem as compartilhe.
 
  1. Nunca use USBs aleatórios, reutilizados de terceiros ou encontrados em algum local. Conectar uma unidade desconhecida pode introduzir malwares no seu dispositivo.
 
  1. Faça uma pausa antes de clicar em links em e-mail, mensagens ou em sites nas redes sociais. Aprenda a evitar golpes de phishing. Para isso, suspeite de tudo o que receber.
 
  1. Faça backup regularmente de dados importantes para que, caso você seja vítima de ransomware, possa recuperar seus arquivos sem ter que pagar um resgate por eles.
 
  1. Use uma autenticação de dois fatores para todos os programas e serviços da Web nos quais faz login no seu computador. Essa técnica ajuda a fortalecer a sua proteção além do que as senhas fazem.
 
  1. Use criptografia de e-mail. Assim, o que você está enviando é visível apenas para você e seus destinatários.
  A VisionSet tem ajudado diversas empresas a tornarem suas infraestruturas mais seguras, permitindo a tranquilidade de seus colaboradores neste momento. Nós sabemos o quanto esses tempos são difíceis e estamos dispostos a auxiliá-lo ao máximo, garantindo a proteção do que é importante para você e do seu negócio. Entre em contato e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *