VisionSet

SEGURANÇA CIBERNÉTICA PARA O SETOR DE SAÚDE

Com o avanço dos ataques virtuais, tornou-se cada vez mais claro que a cibersegurança é um fator de risco nos dados de saúde. Isso porque as violações a estes segmentos custam, em média, US$ 5,6 bilhões por ano ao setor, além de afetar mais de 27 milhões de registros de pacientes, expondo suas particularidades e patologias.

No entanto, à medida que as organizações buscam proteger essas informações sigilosas, maiores são os desafios. Afinal, as ameaças são difíceis de se identificar, prevenir e mitigar. E, desta forma, enquanto os invasores comprometem uma organização em segundos ou minutos, muitas vezes se passam semanas ou meses até que a invasão seja detectada e que seus danos sejam contidos.

Inclusive, dentre as adversidades que tornam o problema crescente, é possível entender que as mais simples podem ser responsáveis pelos maiores danos. É o caso dos malwares e ransomwares, que sequestram os arquivos; das ameaças à nuvem; dos ataques de phishing; dos sites que são semelhantes aos originais para enganar os usuários; dos pontos cegos de criptografia; e, claro, dos erros de funcionários.

Este último, aliás, recebendo grande destaque, já que, em muitos momentos, os colaboradores podem deixar as organizações de assistência médica suscetíveis a ataques por meio de senhas fracas, dispositivos não criptografados e outras falhas de conformidade.

Estratégias para melhorar a segurança cibernética

Para melhorar a questão da segurança virtual na área da saúde, é importante estabelecer uma cultura de cibersegurança, com treinamentos e educação contínua para os membros da organização; proteger os dados móveis; utilizar firewall; e manter bons hábitos de computador, incluindo aulas sobre as melhores práticas de seu uso.

Ademais, é fundamental instalar e manter o antivírus atualizado; controlar o acesso às informações de saúde protegidas e à rede; usar senhas fortes e alterá-las regularmente; controlar o acesso físico; e, acima de tudo, planejar o inesperado, fazendo backup regularmente.

Outra alternativa é contar com o auxílio de uma equipe que seja especializada no assunto e possa te proteger. Este, aliás, é o caso da VisionSet. Nossa empresa tem a expertise necessária para garantir que seus dados estejam a salvo, realizando toda a avaliação das brechas e, principalmente, elaborando estratégias que impeçam as ações de criminosos. Saiba mais entrando em contato conosco.

Uma tarefa sem fim

Quando se pensa em cibersegurança, é preciso estar ciente que este é um processo constante e sem fim. Por esse motivo, é mais do que necessário treinar os funcionários, informá-los sobre links maliciosos e conscientizar a todos sobre o que coloca o sistema em risco.

Tenha em mente que, quando se trata das violações, está é uma questão de quando irá acontecer e não se vai acontecer. Por isso, não perca a oportunidade de ficar um passo à frente – e de proteger os melhores interesses dos pacientes, da equipe e da reputação da sua clínica ou unidade de healthcare.

Proteja-se já e conte com a VisionSet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *